Nasa lança missão para analisar a superfície aquática da Terra

Satélites foram lançados nesta terça, 22/05, a bordo de foguete da SpaceX (Foto: Divulgação/Nasa)

 

A Nasa lançou nesta terça-feira (22/05) uma missão para analisar as mudanças na distribuição da superfície aquática da Terra, uma tarefa que ajudará a saber como administrar melhor os recursos hídricos presentes no planeta.

saiba mais

  • Nasa vai enviar helicóptero a Marte em 2020

A missão “Gravity Recovery and Climate Experiment Follow On (GRACE-FO)”, partiu às 12h47 (hora local; 16h47 em Brasília) da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, como estava previsto pela agência espacial americana.

Entre os objetivos da missão estão determinar a velocidade do degelo dos oceanos polares e o movimento da água no globo terrestre para entender como devemos administrar nossos recursos hídricos.

Este programa espacial continuará o “legado” da primeira missão GRACE, que completou 15 anos de exploração espacial em janeiro de 2017, segundo explicou em entrevista coletiva prévia ao lançamento David Jarett, diretor da missão no departamento de Ciência da Terra da Nasa.

Essa missão “revolucionária”, lançada em 2002, estabeleceu as bases da compreensão do movimento da água na Terra em profundidade, a mesma meta agora buscada na segunda parte da exploração da Nasa. De acordo com a agência espacial, a nova missão contará com o apoio do Centro de Pesquisa Alemã para as Geociências (GFZ, sigla em inglês).